Avançar para o conteúdo principal

Casamentos

Passos que devem ser dados pelos noivos:
  1. Marcação da data no cartório paroquial;
  2. Entrega dos documentos de identificação pessoal para que constem no nosso registo paroquial;
  3. Dar início ao processo na Conservatória do Registo Civil para obter o Certificado para Casamento, caso sejam solteiros; Se forem já casados pelo civil devem pedir uma Certidão de Casamento;
  4. Inscrição no Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM);
  5. Após a participação no CPM, deve ser preenchido o processo no cartório, é feita uma entrevista e são pedidas informações às paróquias de origem caso seja necessário;
  6. Após a a conclusão do processo, deve ser combinada com o Pároco a preparação imediata da celebração: escolha de leituras, cânticos e os pormenores da celebração.
********************************************
Programa dos encontros de CPM 2014-15 na Diocese


Mensagens populares deste blogue

Vamos dizer 'ADEUS' ao Papa Francisco

Os próximos dias 12 e 13 de maio vão ser memoráveis e vão ficar para a história. Por isso não podemos ficar de fora.
Quem puder ir a Fátima... VÁ! Não se vão arrepender!

Para quem não conseguir ir a Fátima e quiser dizer adeus ao Papa Francisco o Papa, no dia 13 vai regressar a Monte Real de carro, saindo da A17 nas Várzeas (EN109) seguindo até à Base Aérea pela variante que circunda a Vila de Monte Real.
Proponho que a nossa paróquia tenha um ponto de encontro comum para saudarmos juntos o Papa: na rotunda que se encontra entre a rotunda que sai para o centro de Monte Real (bombas da GALP) e a rotunda que tem saída para a Vieira. É fácil chegar: indo sempre pela "estrada do campo" até virar à direita na Rua Porto Ribeiro, à entrada da localidade da Serra de Porto de Urso. AQUI está o link com o mapa (https://goo.gl/maps/4w8wBYMhf862) e vejam as indicações na imagem abaixo (a partir da igreja da Barosa).
A hora para o encontro na rotunda: 13h00 (hora prevista para a saída do Pap…

Jovens da paróquia foram a Taizé

Na semana passada um grupo de 17 jovens das paróquias da Azoia e da Barosa foi em peregrinação a Taizé, em França, onde existe uma comunidade religiosa de irmãos que procura promover um espírito de paz e de partilha a partir da fé cristã. O testemunho da Cláudia Silva, da Azoia ilustra bem a experiência ali vivida: Estamos felizes!
É difícil começar este texto de outra forma, pois esta é a verdade. Trazer Taizé e o que se vive lá até vós não é fácil, arriscaria mesmo dizer impossível, mesmo assim, vou partilhar um pouco convosco desta alegria.. Taizé é mágico, tem algo de especial não definido em palavras, lá intensifica-se a simplicidade da nossa vida que nos faz próximos e felizes. Os espaços de oração, a beleza dos cânticos, símbolos, gestos e o silêncio ensurdecedor são fascinantes fazem nos próximos, fazem encontrarmo-nos.
É arrepiante a quantidade de jovens tão diferentes, mas tão iguais e com um único objectivo..
Como é bom desprender-nos da correria incessante dos nossos dias, e…

Bênção das grávidas | 8 dezembro

Mais uma vez, as grávidas são convidadas a partilhar a sua alegria com o Deus da vida e com Maria, que também experimentou a alegria da geração de um filho no seu seio.
Desta forma, toda a comunidade se quer associar à alegria das famílias que esperam um filho.
A bênção acontecerá nas Missas da Igreja Paroquial em cada uma das paróquias da Azoia (9h30)e na Barosa (11h15) e não está fechada a participação a grávidas de outras paróquias que queiram participar.