Jovens da Barosa: missionários da misericórdia


Para ilustrar mais um desafio vivido pelos jovens da Barosa, numa experiência de voluntariado com doentes mentais, nada melhor que um testemunho na primeira pessoas, da Andreia:


"O tão esperado regresso ao Telhal ocorreu de dia 18 a 21 de dezembro, onde mais uma vez aceitamos o desafio e fomos rumo a esta casa, que nos recebe sempre de braços abertos. Dividiram-nos por diferentes unidades consoante o nível de dependência dos utentes, sendo estas Stº Agostinho, São Rafael, Sagrado coração de Jesus, Stº António e Frei júlio.

Foi no telhal que revi utentes que me marcaram na minha primeira visita, e assim matei a saudade que viveu comigo até este regresso. É no telhal que aprendemos a viver de uma forma simples, sem máscaras, podemos aprender o verdadeiro significado de dar e a felicidade que um simples ato como um sorriso pode trazer aos utentes desta casa, que retribuem este gesto em dobro fazendo com que nos sintamos especiais, pois é verdade o que dizem, nesta casa recebemos muito mais do que o que damos, os pacientes desarmam-nos e marcam-nos de uma maneira tão especial que é impossível esquecermo-nos deles. É no Telhal que pude viver o verdadeiro espirito do natal e recuperar valores esquecidos que esta data apela, a partilha, o sorriso, a importância de um ombro amigo, a importância de nos darmos ao outro, pois não estamos sozinhos no mundo e por vezes esquecemo-nos disso, a reunião e por fim a importância da família, são estas coisas simples e bastante importantes que os utentes nos ensinam de uma forma comovente, mudando a nossa perspetiva sobre o mundo e tornando-nos melhores pessoas. Esta casa pode ensinar-nos muito desde que estejamos dispostos a escutar.
E assim foram quatro dias na Casa de Saúde São João de Deus, em que aprendi, fui cativada pelos utentes e cheguei a conclusão que realmente é esta a minha vocação. Agora resta-me esperar por um regresso rápido a este sítio que me deixa tão feliz."
Andreia Correia







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Faleceu o Padre Ramos

Festa de S. Mateus | Homenagem ao Padre Ramos

Jovens da paróquia foram a Taizé